Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 18 DE NOVEMBRO DE 2017

Email
HOME
QUEM SOMOS
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  18/11/2017   Volkswagen apresenta o Virtus por inteiro - Sedã foi desenvolvido no Brasil sobre a mesma plataforma MQB do Polo.     18/11/2017   Transição para o futuro - Mudança na mobilidade domina discussões do Congresso SAE Brasil.     18/11/2017   Grupo VW cresce em todas as macrorregiões - Vendas no acumulado do ano somam 8,7 milhões de veículos e alta de 3,2%.     18/11/2017   Semi: visão Tesla de caminhão elétrico - Marca promete custo de operação menor e aponta diesel como “suicídio econômico”.     18/11/2017   E a Caoa comprou a Chery - Chineses entregam operação brasileira à administração dos brasileiros.     18/11/2017   Biogás causa impacto positivo na matriz, diz executivo da EPE - Dados da Empresa de Pesquisas Energéticas apontam vantagens competitivas ...     18/11/2017   Motocicletas direcionam o crescimento da Total Lubrificantes do Brasil - O objetivo é alcançar 5% de market share nesse nicho de mercado ...     18/11/2017   Petrobras inicia nova fase do processo de venda das ações da POGBV - A Petrobras informou em comunicado no dia 17 de novembro (sexta-feir...     18/11/2017   Santos Brasil vai investir R$ 37 milhões no Tecon Vila do Conde - Empresa assinou aditivo para prorrogação antecipada do prazo do contrat...     18/11/2017   Gerdau promove discussão sobre as perspectivas da mobilidade elétrica no Brasil - A Gerdau promoverá no dia 22 de novembro(quarta-feira),...  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

16/02/2017

Com peça de 1854, museu conta a vida dos ferroviários pelos trilhos de MS

Eventos e Cursos

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

?

0 votos

Em uma das salas da Associação dos Ferroviários Aposentados, na 13 de Maio, em pleno Centro da cidade, peças antigas da Noroeste Brasil levam quem olha a uma viagem no tempo e, de trem. Montado há três anos, o Museu dos Trabalhadores Ferroviários costura entre histórias e maquinários, o que foram as décadas de trem pelo Estado.

O acervo foi sendo montado ao longo de uma década pelo presidente da então Afapedi (Associação dos Ferroviários Aposentados, Pensionistas Demitidos e Idosos) de Mato Grosso do Sul, Valdemir Vieira.

"Trabalhei 25 anos na ferrovia e em várias funções. A gente tinha um sonho de montar um espaço sobre a história, um museu com vagões", conta. Enquanto este trem não chega à realidade, o museu foi montado da maneira mais viável e com peças que pertenciam aos próprios trabalhadores.

"Nós temos aqui desde escritório, aos serviços de funcionar o tem, peças que usavam no dia a dia, maquinário administrativo, licenças de circulação, sinais...", enumera. Apesar de poucas prateleiras, se perde a conta em meio a tantos elementos que faziam todo o trecho de 1,6 mil quilômetros correspondentes à malha ferroviária da nossa região, de Corumbá a Bauru.

Na ferrovia, Valdemir chegou até a perder a perna num acidente e nem assim se desencantou. Começou como manobrador, um serviço considerado pesado. "Você trabalha fazendo o desvio dos trens de uma linha para outra", exemplifica. A peça funcionava com os pés. E depois ele foi transferido para a administração, onde atuava na conferência dos bilhetes.

"Isso aqui é uma passagem que eu mesmo tirei, era um passe livre para viajar 30 dias, de 3 de dezembro de 1990 até 4 de janeiro de 1991", mostra Valdemir.

A saudade materializada está no setor de comunicação, o preferido do ferroviário. "Aqui o cara anunciava: 'atenção, o trem partirá dentro de cinco minutos', cantarola. Esta era a trilha sonora da estação.

Como à época da criação, eram muitas as pessoas não alfabetizadas, placas verdes, amarelas e vermelhas eram postas ao longo dos trilhos como alerta. Sinalização que também está no museu.

"Este aparelho aqui é o staff, de 1854 e veio da Inglaterra. Era o sistema de segurança da época e não existiam acidentes, porque para o trem circular de uma estação para outra, tinha de se tirar esta corrente e colocar o bastão", exemplifica.

Valdemir passou por 19 setores da ferrovia, de 1983 até 2005. E o que lhe vem à memória? Além do som dos trilhos, a música hino de Mato Grosso do Sul. "Enquanto este velho trem atravessa o Pantanal... Sabe por que? Era muito marcante, a gente viajava, quem era ferroviário, com a família e não pagava. Então eu trabalhava e viajava muito".

Apaixonado pela ferrovia, até livro Valdemir já escreveu, sobre trilhos e prosa. "E esta foi a nossa realidade, sentida na própria pele".

O museu está aberto de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Rua 13 de Maio, nº 4509.

Fonte: Campo Grande News

 

Por Campo Grande News

 

Qual a sua avaliação?

0 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Compartilhar

Clique para ampliar

Leia Também

Gerdau promove discussão sobre as perspectivas da mobilidade elétrica no Brasil

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito é lembrado pela AB Triângulo do Sol

Instituto CCR e CCR SPVias apresentam Teatro a Bordo em Itapetininga

Circuito Ecosul de Atletismo tem provas sábado(18) em Rio Grande

Rodoviária de Jundiaí recebe exposição de maquete do Complexo Viário de Jundiaí

Volkswagen apresenta o Virtus por inteiro

Transição para o futuro

Grupo VW cresce em todas as macrorregiões

Semi: visão Tesla de caminhão elétrico

E a Caoa comprou a Chery

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS



Notícias em Tempo Real

   

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística