Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 16 DE JULHO DE 2018

Email
HOME
QUEM SOMOS
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  16/07/2018   INSCRIÇÕES ABERTAS! II FÓRUM DE GERAÇÃO DE ENERGIA DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS - Veja no link do título os detalhes desta matéria.     16/07/2018   Mercedes de Iracemápolis segue a vida, apesar do dólar - Fábrica do interior paulista poderá montar também o Classe A sedã.     16/07/2018   Vendas de caminhões devem crescer mais que esperado - Veja no link do título os detalhes desta matéria.     16/07/2018   Financiamentos avançam 5,2% em junho no comparativo anual - Já na comparação com maio, o volume de 157,8 mil veículos foi 5,9% menor.     16/07/2018   PIB da China cresce 6,7% no segundo trimestre de 2018 - O Produto Interno Bruto (PIB) da China subiu 6,7% no segundo trimestre de 2018, d...     16/07/2018   Estudantes criam startups de mobilidade e segurança no trânsito - Em busca de conhecimento para desenvolver novos negócios, universitário...     16/07/2018   Domingo de voos atrasados nos aeroportos do Rio de Janeiro - O forte nevoeiro ocorrido durante boa parte da manhã deste domingo (15) prov...     16/07/2018   Com greve dos caminhoneiros, atividade econômica recua 3,34% em maio - A atividade econômica recuou em maio. O Índice de Atividade Econôm...     16/07/2018   O Brasil desconhecido - Todos nós sabemos que o Brasil é o quinto país do mundo em extensão territorial, depois da Rússia, Canadá, Estado...     16/07/2018   PRF: Segurança para todos - No último dia 11 autoridades e lideranças do transporte rodoviário de cargas se reuniram no Palácio do Planal...  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

11/07/2018

Supply Chain & Inovação: Diferenciais da Zara

Artigos / Entrevistas

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

?

0 votos

Em 2014 tive a oportunidade de ser convidado para ser um dos palestrante da II Convención Internacional de Logística, que aconteceu em Medelin, Colômbia (veja matéria)

 

O tema central do evento foi: os desafios e oportunidades logísticas nos novos tempos.

 

Durante este evento, me impressionou muito o case apresentado sobre a Zara (grupo Inditex).

A empresa tem como foco acelerar, cada vez mais, o tempo entre desenhar um modelo e coloca-lo no ponto de venda. A meta é renovar periodicamente, em cada loja espalhada pelo mundo, sua oferta de artigos novos. 

 

Como sabemos, atender a premissa acima, é um imenso desafio logístico e, a Zara vem trabalhando firme neste sentido.

 

Eu já acompanhava a trajetória do grupo Inditex. Mas, depois desta experiência em Medelin, passei a acompanhar mais de perto as estratégias logísticas deste gigante do mundo da moda e, a cada oportunidade que tenho, visito as lojas da Zara espalhadas pelo mundo.

 

Nos últimos meses, mais uma vez o Grupo Inditex (Zara) vem demonstrando, como estão usando Supply Chain e a Inovação como diferenciais competitivos. 

 

Supply Chain como foco

 

A cadeia de suprimentos é uma das áreas em que a Zara vem dando ênfase em sua estratégia de negócios. Vejamos as últimas ações neste sentido:

 

  • Desenvolvimento de uma plataforma de inteligencia artificial para o planejamento e gestão de estoques (investimento de  8,5 milhões de euros. Esta plataforma é na nuvem, busca otimizar a tomada de decisão e a gestão dos inventários, combinando a inteligencia artificial e a análise prescritiva; Através desta plataforma, a expectativa é de que as vendas aumentem na ordem de  5-10%, haja uma redução na cobertura de estoques da ordem de 30% e uma redução de ruptura de estoque de 60%;

  • O grupo Inditex tem prevista a  expansão de um hub de logística na Holanda e um novo centro de distribuição em Arteixo, investimentos que superam 150 milhões de euros. Este novo hub vai de encontro a estratégia de integração dos CDs para atendimento dos diversos canais de venda das lojas;

 

Investindo ainda mais forte em tecnologia e inovação

 

Segundo eles, esta é uma das formas de  melhorar a experiência dos clientes, e evitar que passem para a concorrência. Vejamos as últimas ações neste sentido:

 

  • Algumas das inovações usadas pela Zara, na Europa, para atrair consumidores são: realidade aumentada, assistentes virtuais e displays  com hologramas.

  • A aplicação de realidade aumentada, que permite ver como a roupa fica em modelos ao apontar a câmara do celular  para a peça, está sendo disponibilizada em diversas lojas.

  • O grupo Inditex, tem feito diversas parcerias com a Intel, que está desenvolvendo dispositivos que podem medir rapidamente o volume de roupas em caixas, e a californiana Fetch Robotics, para modificar a linha de produção.

 

A estratégia e os investimentos em Supply Chain e Inovação, aliadas a outras ações, vem dando resultado.

 

Segundo informações divulgadas na mídia, o grupo Inditex, que detém a Zara,  a Pull & Bear e a Oysho, registou um aumento nas vendas online de 41% no ano passado.

 

A Zara era o número 46 no ranking da Forbes das marcas mais valiosas do mundo, em Maio, com as vendas registadas em mais de 16 mil milhões de euros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hélio Meirim é CEO da HRM Logística Consultoria & Treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Mestre em Administrador é fundador do Clube da Supply Chain, Coordena a comissão de logística do Conselho Regional de Administração – RJ, é professor, escritor e palestrante.

 

 

Por HRMeirim

 

Qual a sua avaliação?

0 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Compartilhar

Clique para ampliar

Leia Também

O Brasil desconhecido

Um martírio diário, o transporte público!

Tiroteio comercial entre EUA e China atinge Brasil em cheio

Greve ensinou empresários e população brasileira

Agenda com propostas para gerar movimento e compromissos

INSCRIÇÕES ABERTAS! II FÓRUM DE GERAÇÃO DE ENERGIA DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS

Mercedes de Iracemápolis segue a vida, apesar do dólar

Vendas de caminhões devem crescer mais que esperado

Financiamentos avançam 5,2% em junho no comparativo anual

PIB da China cresce 6,7% no segundo trimestre de 2018

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS



Notícias em Tempo Real

   

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística