Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 25 DE MAIO DE 2017

Email
HOME
QUEM SOMOS
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  25/05/2017   Assembleia da CIT aprova moção de repúdio contra insegurança no setor de transporte do Rio - O documento apresentado pelo presidente da C...     25/05/2017   Gol terá frequência de inverno entre Natal e Buenos Aires - A Gol operará um voo extra entre Natal e Buenos Aires na alta temporada de in...     25/05/2017   Crescem voos low cost entre Europa e Estados Unidos - O verão no hemisfério norte vai trazer uma leva de novos voos de aéreas low cost e ...     25/05/2017   Avianca estreia A330 e se prepara para voos aos EUA - A Avianca Brasil acaba de colocar em operação, no mercado doméstico, seu segundo A3...     25/05/2017   Para a alta, Azul reforça malha de Recife com 440 voos - A Azul irá reforçar sua malha aérea para a alta temporada de julho. Recife, o hu...     25/05/2017   GM faz recall de Onix Joy para troca de pneus - Falha na montagem pode causar estouro e perda de controle do carro.     25/05/2017   Toyota terá sistema da Here na América do Norte - Incluirá mapas de alta precisão e ampla rede de dados atualizados em tempo real.     25/05/2017   Para 55% dos brasileiros que usam Uber, ter um carro é dispensável - Estudo mostra o que consumidores esperam das novas tecnologias.     25/05/2017   Pedrucci será novo presidente da Renault do Brasil - Executivo substitui Cambolive, que assumirá outras funções no grupo.     25/05/2017   VW Up! mantém menor custo de reparo no País - Conserto de pequenas batidas ficou até mais em conta no modelo 2018.  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

19/05/2017

RUMOS DA ECONOMIA COM VOLTA DA CRISE POLÍTICA

Artigos / Entrevistas

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

?

0 votos

Com o afastamento da presidente Dilma, o Brasil parecia ter superado a “crise políica”, entendida como a falta de governabilidade do paí. O novo governo desenhou uma estratéia de ajuste fiscal de longo prazo, que envolvia as PECs do teto dos gastos púlicos e da Previdêcia, e uma reforma trabalhista revolucionáia, que vai elevar o potencial de crescimento da economia. A governabilidade e solvêcia fiscal de longo prazo acalmaram o dóar. O Banco Central recuperou a credibilidade no combate àinflaçã e, com o dóar mais baixo, iniciou um processo agressivo de reduçã da taxa de juros, com possíeis efeitos positivos sobre a atividade econôica e o emprego.

Os eventos recentes trazem de volta à cena a crise política. Os efeitos sobre a economia serão de curto, médio e longo prazos. No curto prazo, a incerteza política deve aumentar a pressão sobre o dólar, com possíveis impactos inflacionários, e, portanto, diminuir o ímpeto do Banco Central no processo de redução da taxa de juros. Nesse sentido, poderíamos esperar um arrefecimento do nosso, já anêmico, processo de saída da recessão.

Há também impactos importantes de médio prazo. Os eventos divulgados tem o potencial de terminar com o governo Temer. Caso isso ocorra, o Brasil terá cinco presidentes em um período de três anos: Dilma, Temer, Rodrigo Maia, um presidente eleito pelo Congresso e, por fim, um presidente eleito diretamente em 2018. Esse cenário me faz lembrar a Argentina em 2001. Quem vai investir em um momento desses? Se os investimentos entrarem em compasso de espera e os consumidores se retraírem, a recuperação econômica ficará ainda mais lenta.

Ou seja, os impactos de curto e médio prazos da crise política gerada pela delação da JBS são negativos para a economia. Contudo, no longo prazo, acredito que o impacto será muito positivo. Temos de acabar com o capitalismo de compadres que sempre existiu no Brasil e que foi reforçado nos últimos anos. A relação promíscua entre as empresas e os “donos do poder” atrasa o crescimento econômico do país. Ao passar o país a limpo, aumentamos nossas chances de crescer no longo prazo.

*Ph.D. em economia, professor titular na UFRGS msp@ufrgs.br

 

Por Zero Hora - RS - MARCELO S. PORTUGAL **

 

Qual a sua avaliação?

0 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Compartilhar

Clique para ampliar

Leia Também

Alternativas de mobilidade

Antidumping não foi criado para proteger ineficiência nem improdutividade, diz Ana Caetano

A reforma do gás natural

Brasil implora rapidez ao STF

É preciso buscar as causas

Assembleia da CIT aprova moção de repúdio contra insegurança no setor de transporte do Rio

Gol terá frequência de inverno entre Natal e Buenos Aires

Crescem voos low cost entre Europa e Estados Unidos

Avianca estreia A330 e se prepara para voos aos EUA

Para a alta, Azul reforça malha de Recife com 440 voos

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS



Notícias em Tempo Real

   

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística