Fale Conosco pelo MSN ou Skype

 23 DE JULHO DE 2017

Email
HOME
QUEM SOMOS
Capacitação
Consultoria
PESQUISAS
NOTÍCIAS
Editorial
Destaques
Artigos / Entrevistas
Logística
Trânsito
Multimodalidade
Empresas
Comex - Mundo
Economia
Mercosul / Cone Sul
Tecnologia
Política
Legislação
Eventos e Cursos
Agência Intelog
ASSINE GRÁTIS
TODAS EDIÇÕES
INTELOG WIDGET
INTELOG TICKER
RSS
Entre em Contato
Tornar página inicial
Adicionar aos favoritos
Mapa do Portal
Recomendar
Imprimir esta página
Translate This Page

  Tempo



 

  Ferramentas

Calcule o tempo e as rotas para sua viagem
Show My Street - Passeio virtual pelas ruas do mundo
Flightradar 24 - Tráfego Aéreo em Tempo Real
Dados e Informações de Todos os Países do Mundo - IBGE
Veja a hora em tempo real no mundo todo - TimeTicker.com
Leia jornais de todo o planeta - Newseum.org

  23/07/2017   Produtores de etanol dizem que alta de impostos reduz competitividade sobre gasolina - Levantamento do G1 com preços da semana passada mo...     23/07/2017   Portos movimentam 420 mi de toneladas entre janeiro e maio - Os portos brasileiros movimentaram 419,4 milhões de toneladas entre janeiro ...     23/07/2017   Alta maior do PIS/Cofins na gasolina protege setor de etanol, diz JOB Economia - A elevação na alíquota de PIS/Cofins incidente sobre a g...     23/07/2017   QGEP reduz custos e confirma 1º óleo do campo de Atlanta para início de 2018 - A Queiroz Galvão Exploração e Produção (QGEP) assinou um a...     23/07/2017   Governo quer testar contratos mais curtos em leilões de energia, diz EPE - O governo pretende reduzir a duração dos contratos de até 30 a...     23/07/2017   Carga de energia do sistema brasileiro deve ter alta de 0,6% em julho, diz ONS - A carga de energia do sistema interligado do Brasil deve...     23/07/2017   Temer diz que “população vai compreender” aumento de impostos sobre combustíveis - O presidente Michel Temer afirmou que a população vai ...     23/07/2017   Alta de PIS/Cofins para combustíveis não viabiliza consumo de etanol, diz Unica - A decisão do governo em elevar as alíquotas de PIS/Cofi...     23/07/2017   Finanças aprova isenção de imposto sobre importação de equipamentos de energia solar - A Comissão de Finanças e Tributação aprovou o Proj...     23/07/2017   Subsea 7 renova contrato de três PLSVs com a Petrobras - A Subsea 7 anunciou a prorrogação dos contratos para três embarcações do tipo PL...  
Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Clique para ampliar

16/07/2017

Hidrelétrica de Belo Monte busca preço maior no mercado livre de energia, diz fonte

Economia

Translate to EnglishTraducir al EspañolÜbersetzung der Deutschen意大利語翻譯Traduit en FrançaisTraduci in Italiano

Nota

?

0 votos

A hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, conseguiu reduzir contratos de venda de sua produção fechados com distribuidoras de eletricidade e revender a energia a preços maiores, o que gera ganhos relevantes para a Norte Energia, empresa controladora do empreendimento, disse à Reuters nesta sexta-feira uma fonte com conhecimento direto do assunto.

A manobra aproveita um cenário de sobra de energia nas distribuidoras em meio à crise econômica do Brasil e o aquecimento do mercado livre de eletricidade, onde grandes consumidores podem fechar contratos de energia com geradores ou comercializadoras.

Orçada em mais de 30 bilhões de reais, Belo Monte tem como principais acionistas as elétricas Eletrobras, Neoenergia, Cemig e Light, além da Vale e dos fundos de pensão Petros e Funcef.

De acordo com a fonte, Belo Monte negociou uma redução em cerca de 1.100 megawatts em seus contratos de venda de energia às distribuidoras, fechados ainda no leilão da concessão da hidrelétrica, em 2010.

A oferta total de energia de Belo Monte é de 4.571 megawatts médios. A redução parcial nos contratos é válida para o período de julho a dezembro deste ano.

Parte da energia liberada com a manobra foi revendida em leilões realizados pela Norte Energia no mercado livre de eletricidade, a preços maiores.

Belo Monte, que teve uma das menores tarifas da história dos leilões realizados pelo governo para contratar novas usinas, negociou a energia com as distribuidoras a um preço atualizado pela inflação de 122 reais.

Nos leilões no mercado livre, a usina conseguiu revender a energia descontratada a cerca de 180 reais, disse a fonte, que falou sob a condição de anonimato. “Foi um sucesso, foi muito bom para Belo Monte”, afirmou.

A fonte não quis revelar quanto dos 1.100 megawatts descontratados já foram revendidos por Belo Monte no mercado livre.

Mas uma parte da energia ainda não foi negociada e deve ser usada pela Norte Energia como uma proteção contra eventuais perdas com a uma menor geração esperada nas hidrelétricas brasileiras neste ano devido a chuvas desfavoráveis, o chamado “risco hidrológico”, conhecido no setor elétrico pelo nome técnico de “GSF”.

A redução dos contratos com as distribuidoras entre julho e dezembro foi realizada por Belo Monte em meio a um mecanismo para descontratações operacionalizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

A ideia do mecanismo, chamado de MCSD, é permitir acordos bilaterais entre as distribuidoras e donos de usinas para reduzir contratos devido à queda na demanda por eletricidade no Brasil em 2015 e 2016.

“Essa sobra de energia é vendida no mercado livre e proporciona um ganho para quem consegue essa descontratação. O único objetivo para um gerador promover essa renegociação é porque ele consegue vender no mercado livre a um preço maior”, disse à Reuters o presidente da comercializadora América Energia, Andrew Frank.

Ele estimou que se Belo Monte revender toda a energia que foi descontratada para este ano, a um preço de 180 reais, a operação geraria ganhos de mais de 260 milhões de reais.

A CCEE divulgou nesta sexta-feira os resultados preliminares da última rodada de descontratações realizada entre os agentes do mercado, mas apenas empresas participantes puderam ver os números. Os resultados definitivos serão anunciados em 24 de julho.

Procurada, a Norte Energia não respondeu a um pedido de comentário.

Fonte: Reuters

 

Por REUTERS

 

Qual a sua avaliação?

0 Comentários - Faça o seu comentário

Voltar

Compartilhar

Clique para ampliar

Leia Também

Produtores de etanol dizem que alta de impostos reduz competitividade sobre gasolina

Alta maior do PIS/Cofins na gasolina protege setor de etanol, diz JOB Economia

Governo quer testar contratos mais curtos em leilões de energia, diz EPE

Carga de energia do sistema brasileiro deve ter alta de 0,6% em julho, diz ONS

Alta de PIS/Cofins para combustíveis não viabiliza consumo de etanol, diz Unica

Portos movimentam 420 mi de toneladas entre janeiro e maio

QGEP reduz custos e confirma 1º óleo do campo de Atlanta para início de 2018

Temer diz que “população vai compreender” aumento de impostos sobre combustíveis

Finanças aprova isenção de imposto sobre importação de equipamentos de energia solar

Seminário da ANP apresenta bacias com blocos na 14ª Rodada, no Rio

Mais...

 

Este site possui suporte ao formato RSS



Notícias em Tempo Real

   

Google
Pesquisa personalizada

       

 Powered by CIS Manager - Desenvolvido por Construtiva

Intelog - Inteligência em Gestão Logística